Curso InstaWin
Bom dia/tarde/noite a todos os interessados (e aos desinteressados também), primeiro de tudo, já aviso de antemão, fazer scripts não é tão simples assim, todos nós nos depararemos diariamente com erros/dificuldades para criar novas coisas, então é necessário um pouco de paciência e dedicação, dito isso "bora lá".
1 - Software de edição
Você já tem seu software de edição? se sim, pule para o próximo item, do contrário, vem comigo campeão.
Como era de se esperar, necessitamos de um programa para criar/editar scripts, você pode usar até mesmo o notepad nativo do Windows, porém não o recomendo, pois ele não dá suporte algum para o nosso trabalho, tenho 3 sugestões para vocês, Sublime Text, Notepad++ e Visual Studio Code, ambos possuem ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de scripts em .lua, contudo aconselho você a optar no terceiro, pois temos um plugin de autocompletion para ele, o que auxilia bastante na hora de desenvolver.
2 - Interpretando as Callbacks
Você sabe o que são callbacks? se sim, pule para o próximo item, do contrário, vem comigo campeão.
Callbacks, do inglês, chamadas de volta, como funcionam? Simples, quando algo ocorre, nós temos uma call, quando nós utilizamos uma callback, estamos basicamente, respondendo a call com algo de nosso interesse. Vou ilustrar melhor.
Temos inúmeros tipos de Callbacks, tanto nativas do gos, quanto callbacks criadas por outros developers, no curso utilizaremos as 3 essenciais, com o conhecimento delas, você poderá se aprofundar em outras futuramente.
Load
Essa é a chamada de carregamento do script, nós utilizaremos ela para dar início às funcionalidade do nosso script, logicamente.
Tick
Essa é a chamada de atualização, é onde executaremos todas as ações, tudo que "age" no script vai ser feito sob essa chamada, a propósito, você pode ver no canto superior esquerdo da sua tela o FPS, e o Tick do GoS, essa é a taxa de atualização, o FPS tende a tentar manter próximo a 60, o que seria o ideal, o tick funciona da mesma maneira, porém é estático, temos 30 ticks por segundo, ou seja, um script vai pode agir até 30 vezes por segundo, caso necessite.
Draw
Essa é a chamada de desenhos, ela segue o FPS, se tivermos 58 de FPS, temos 58 frames de desenho por segundo, aqui será onde faremos o uso de tudo que quisermos desenhar na tela, sejam linhas, círculos, polígonos, até textos, vai tudo aqui.
Bom, após essa breve explicação sobre o que cada uma significa, agora mostrarei como se utiliza uma, lógico, como vocês sabem ou suspeitam, ou talvez nem façam ideia, tudo na programação possui diversas maneiras diferentes para se fazer a mesma coisa, no entanto, ensinarei a maneira da qual eu utilizo nos meus scripts.
function OnLoad() classes() end
function OnTick() combo() end
function OnDraw() desenhos() end
Claro, são exemplos bobos, não utilizaremos desta forma exatamente, e se você está se perguntando o que são as classes, futuramente explicarei, não se apegue, mas basicamente é tudo aquilo que você vai executar no script, se você for fazer um AIO (all in one), você criará uma classe para cada campeão e por aí vai.
Dúvidas? poste aqui nesse tópico mesmo, não responderei dúvidas por mensagem privada, primeiro pq não to afim de responder várias vezes a mesma coisa pra pessoas diferentes e segundo pq pode ser que tenham mais pessoas com a mesma dúvida, ou talvez a pessoa nem tenha a dúvida mas ao ver a dúvida e a explicação, entenda um pouco melhor o conteúdo abordado.
No mais, espero que tenham gostado da introdução do curso, e em breve volto com mais. Abraços