Jump to content

Welcome to Gaming On Steroids Forums
Register now to gain access to all of our features. Once registered and logged in, you will be able to create topics, post replies to existing threads, give reputation to your fellow members, get your own private messenger, post status updates, manage your profile and so much more. This message will be removed once you have signed in.
Login to Account Create an Account
Photo

[Aula 1] Curso para desenvolver scripts para o EXT - InstaWin©


  • Please log in to reply
9 replies to this topic

#1
RomanovHD

RomanovHD

    Advanced Member

  • Members
  • 94 posts
  • LocationAqui é Brasil porra

Curso InstaWin

 

Caso você tenha interesse de acompanhar o curso por completo, favorite a página para não esquecer, e se estiver gostando, deixe aquele voto positivo no tópico, é nós

 

Bom dia/tarde/noite a todos os interessados (e aos desinteressados também), primeiro de tudo, já aviso de antemão, fazer scripts não é tão simples assim, todos nós nos depararemos diariamente com erros/dificuldades para criar novas coisas, então é necessário um pouco de paciência e dedicação, dito isso "bora lá".

 

 

1 - Software de edição

Você já tem seu software de edição? se sim, pule para o próximo item, do contrário, vem comigo campeão.

 

 

Como era de se esperar, necessitamos de um programa para criar/editar scripts, você pode usar até mesmo o notepad nativo do Windows, porém não o recomendo, pois ele não dá suporte algum para o nosso trabalho, tenho 3 sugestões para vocês, Sublime TextNotepad++ e Visual Studio Code, ambos possuem ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de scripts em .lua, contudo aconselho você a optar no terceiro, pois temos um plugin de autocompletion para ele, o que auxilia bastante na hora de desenvolver.

 

 

2 - Interpretando as Callbacks

Você sabe o que são callbacks? se sim, pule para o próximo item, do contrário, vem comigo campeão.

 

 

Callbacks, do inglês, chamadas de volta, como funcionam? Simples, quando algo ocorre, nós temos uma call, quando nós utilizamos uma callback, estamos basicamente, respondendo a call com algo de nosso interesse. Vou ilustrar melhor.

 

Temos inúmeros tipos de Callbacks, tanto nativas do gos, quanto callbacks criadas por outros developers, no curso utilizaremos as 3 essenciais, com o conhecimento delas, você poderá se aprofundar em outras futuramente.

 

Load

Essa é a chamada de carregamento do script, nós utilizaremos ela para dar início às funcionalidade do nosso script, logicamente.

Tick

Essa é a chamada de atualização, é onde executaremos todas as ações, tudo que "age" no script vai ser feito sob essa chamada, a propósito, você pode ver no canto superior esquerdo da sua tela o FPS, e o Tick do GoS, essa é a taxa de atualização, o FPS tende a tentar manter próximo a 60, o que seria o ideal, o tick funciona da mesma maneira, porém é estático, temos 30 ticks por segundo, ou seja, um script vai pode agir até 30 vezes por segundo, caso necessite.

Draw

Essa é a chamada de desenhos, ela segue o FPS, se tivermos 58 de FPS, temos 58 frames de desenho por segundo, aqui será onde faremos o uso de tudo que quisermos desenhar na tela, sejam linhas, círculos, polígonos, até textos, vai tudo aqui.

 

Bom, após essa breve explicação sobre o que cada uma significa, agora mostrarei como se utiliza uma, lógico, como vocês sabem ou suspeitam, ou talvez nem façam ideia, tudo na programação possui diversas maneiras diferentes para se fazer a mesma coisa, no entanto, ensinarei a maneira da qual eu utilizo nos meus scripts.

 

function OnLoad() classes() end

function OnTick() combo() end

function OnDraw() desenhos() end

 

Claro, são exemplos bobos, não utilizaremos desta forma exatamente, e se você está se perguntando o que são as classes, futuramente explicarei, não se apegue, mas basicamente é tudo aquilo que você vai executar no script, se você for fazer um AIO (all in one), você criará uma classe para cada campeão e por aí vai.

 

 

 

 

Dúvidas? poste aqui nesse tópico mesmo, não responderei dúvidas por mensagem privada, primeiro pq não to afim de responder várias vezes a mesma coisa pra pessoas diferentes e segundo pq pode ser que tenham mais pessoas com a mesma dúvida, ou talvez a pessoa nem tenha a dúvida mas ao ver a dúvida e a explicação, entenda um pouco melhor o conteúdo abordado.

 

No mais, espero que tenham gostado da introdução do curso, e em breve volto com mais. Abraços


  • 6

#2
sophia1

sophia1

    Newbie

  • Members
  • 1 posts

Opa, sou programador JAVA, dependendo do conteudo que criar eu posso dar uma lida em lua e fazer uns scripts para a galera.

Boa sorte ;D


  • 1

#3
20cortar

20cortar

    Newbie

  • Members
  • 2 posts

No aguardo, to louco pra por em pratica minhas habilidades :D 


  • 0

#4
RomanovHD

RomanovHD

    Advanced Member

  • Members
  • 94 posts
  • LocationAqui é Brasil porra

Mais conteúdo em breve


  • 0

#5
Shinomoo

Shinomoo

    Newbie

  • Banned
  • Pip
  • 9 posts

s2 cara


  • 0

#6
yaddle

yaddle

    Advanced Member

  • Contributor
  • 414 posts

Nice one, post it in english dude ;)


  • 0

#7
RomanovHD

RomanovHD

    Advanced Member

  • Members
  • 94 posts
  • LocationAqui é Brasil porra

Nice one, post it in english dude ;)

I'll do futurely


  • 0

#8
Iammyth

Iammyth

    Advanced Member

  • Members
  • 67 posts

better by in video explaining step by step ... For example to handle a combo


  • 0

#9
OnePlayerOnly

OnePlayerOnly

    Advanced Member

  • Members
  • 251 posts
Apenas dando o feedback, estou acompanhando seu curso. :)
Sobre seu BrandDotExe, ficou legal, mas tem algumas cagadas rsrs
  • 0

#10
RomanovHD

RomanovHD

    Advanced Member

  • Members
  • 94 posts
  • LocationAqui é Brasil porra

Apenas dando o feedback, estou acompanhando seu curso. :)
Sobre seu BrandDotExe, ficou legal, mas tem algumas cagadas rsrs

cite-as, fico feliz em saber onde posso melhorar o código


  • 0




0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users