INTRODUÇÃO
Olá! Hoje eu estou trazendo este guia de Master Yi para vocês.
Espero que gostem deste guia e que ele possa ajudá-los,
Espero que aprendam o máximo possível aqui!
Se você gosta de jogar de Master Yi, ou até mesmo da lore dele,
Sinta-se livre para comentar ^^
RUNAS
CONQUISTADOR
No momento, a melhor runa principal para o Master Yi é Conquistador.
Dá uma melhora significante no seu Dano de Ataque e deixa todas as suas habilidades e ataques básicos mais fortes.
Tudo que o Master Yi faz para dano é trabalhado em volta de Dano de Ataque.
No entanto, o mais importante é a conversão para Dano Verdadeiro.
Com isso 20% do seu dano é Dano Verdadeiro, e isso realmente funciona muito bem com o Master Yi.
TRIUNFO
Bem, Cura Excessiva e Presença de Espírito são simplesmente inviáveis.
Cura extra sempre que pega uma kill funciona bem com Highlander ajudando a aumentar a duração da habilidade a cada kill ou assist.
LENDA: ESPONTANEIDADE
Velocidade de Ataque é um dos melhores atributos pro Master Yi.
Lenda: Tenacidade pode ser útil contra times inimigos que tem muito controle de área.
Lenda: Linhagem não é muito útil pois o Roubo de Vida ganho não é muito.
GOLPE DE MISERICÓRDIA
Caçar campeões com pouca vida é bem comum para um Master Yi, está runa de te ajuda com isso.
Sem contar que em uma Team Fight essa runa te ajuda a conseguir todos os bônus possíveis ao abater campeões.
CELERIDADE
Master Yi tem a maior Velocidade de Movimento base do jogo, essa runa te dá uma vantagem ainda maior no começo da partida.
Sem contar a Velocidade de Movimento que ganha ao usar Highlander.
É muito bom caçar os outros jogadores cedo, você tem essa vantagem sobre eles antes deles fazerem botas, e assim você consegue ficar feedado.
CAMINHAR SOB AS ÁGUAS
É muito importante pegar os Aronguejos e gankar cedo.
O Dano de Ataque e Velocidade de Movimento extra no rio que essa runa te dá pode te ajudar muito.
Praticamente todo campeão da Selva se dá bem com essa runa, Master Yi não é uma exceção.
FEITIÇOS
FLASH
é o Feitiço padrão para quase todos os campeões desde que eu comecei a jogar League Of Legends.
Bom, é de fato o Feitiço mais útil do jogo então não acho que você possa substituí-la por outra.
GOLPEAR
é insubstituível para campeões da Selva, ainda mais do que Flash.
Ela ajuda muito a limpar a Selva mais rápido e sair com mais vida no final, mas o mais importante é: te ajuda a garantir objetivos como Dragão e Barão Nashor.
Mesmo se você jogar com um campeão da Selva que pode limpar a Selva de maneira segura sem perder muita vida, não pegar Golpear continua fora de questão.
HABILIDADES
ATAQUE DUPLO
Essa passiva é perfeita para um campeão como o Master Yi.
A passiva funciona simplesmente batendo no inimigo, junto com itens como a Lâmina da Fúria de Guinsoo te faz causar muito dano.
ATAQUE ALFA
Essa é a habilidade usada principalmente para limpar ondas de minions e também a selva, mas não se esqueça do fato de que essa habilidade te deixa temporariamente inalvejável (abuse disso).
Isso te ajuda a limpar a Selva mais rápido por conta do dano extra em monstros.
É uma habilidade que não exige muito potencial para ser usada corretamente, mas é bom treinar para usar de maneira perfeita.
A habilidade fica mais forte conforme seu Dano Crítico e Dano Físico.
Vale lembrar que os ataques básicos reduzem o tempo de recarga da habilidade.
Use o fato dela te deixar inalvejável para desviar de magias arremessáveis.
Também é bom usar para se aproximar de alvos que podem te kitar.
Lembre-se: você é inalvejável, não invulnerável, ainda pode morrer para coisas que te causam dano constante como, por exemplo, Incendiar ou veneno.
MEDITAR
Assim como Ataque Alfa, é uma habilidade simples porém precisa de treino para aperfeiçoar o uso.
O lado ruim dessa habilidade é você não poder fazer nada enquanto está utilizando ela.
Vale lembrar também que você passa a receber dano reduzido enquanto a habilidade está ativa.
E enquanto ela está ativada os seus buffs ficam pausados.
É bem útil para te manter com bastante vida nas primeiras vezes que limpa a Selva, também para recuperar vida antes de um gank, e talvez até te salvar de habilidades como Explosão Primordial (R do Veigar).
ESTILO WUJU
Master Yi ganha Dano de Ataque bônus baseado em seu Dano de Ataque total.
Quando a habilidade é ativada seus ataques ganham um buff de Dano Verdadeiro baseado no bônus de Dano de Ataque, porém quando desativa você perde o bônus que tinha.
Bom, isso quer dizer que se você comprar um monte de itens de Dano de Ataque e Velocidade de Ataque você vai dar muito Dano Verdadeiro, ainda por cima tem a sua runa Conquistador.
HIGHLANDER
Quando você pega uma kill todas as habilidades do Master Yi (exceto Highlander) ganham uma redução de tempo de recarga, ou seja, você pode resetar suas habilidades em lutas contra diversos inimigos matando um por um.
Você pode usar essa habilidade de diversas maneiras, mas normalmente deve usar quando estiver se aproximando de um inimigo, assim ganhando um bônus de Velocidade de Movimento e removendo os efeitos de lentidão e matando ele com a Velocidade de Ataque que você ganha.
A habilidade dura 7 segundos a mais para cada abate que você consegue com ela ativa.
Essa habilidade funciona muito bem com a runa Celeridade já que a Velocidade de Movimento extra vai te dar muito Dano de Ataque.
ITENS
ITENS INICIAIS
MACHETE DO CAÇADOR & POÇÃO COM REFIL
Machete do Caçador é o único item que você sempre vai comprar no começo.
Você deve comprar isso e Poção com Refil no começo de toda partida que quer jogar com o Master Yi na Selva.
Você não vai precisar muito da Poção com Refil após a primeira vez que limpar a Selva, mas isso ainda pode te ajudar a fazer alguns ganks.
ITENS PRINCIPAIS
SABRE DE BATALHA + ENCANTAMENTO: NAVALHA SANGRENTA
O melhor é comprar o Sabre de Batalha o quanto antes por causa do que ele faz com o seu Golpear, e também melhorar para Encantamento: Navalha Sangrenta o mais rápido possível.
Isso é especificamente para focar em Dano Físico, mas assim que você comprar isso sua Velocidade de Ataque vai subir muito rápido, sem contar que isso funciona muito bem com sua passiva.
Tudo isso vai melhorar ainda mais quando você comprar Lâmina da Fúria de Guinsoo.
GREVAS DO BERSERKER
Após comprar seus itens da Selva você deve finalizar suas botas.
A Velocidade de Ataque de Grevas do Berserker vai te ajudar bastante até o nível 18.
Sem dúvida é a melhor opção entre todas as botas.
LÂMINA DA FÚRIA DE GUINSOO
Com isso você vai ganhar muita Velocidade de Ataque, bônus de Dano de Ataque e bônus de Dano Físico.
Também causa uma pequena quantia de Dano Mágico por golpe, mas como você não vai comprar nada de Poder de Habilidade é bem pouco.
Mas ainda assim vai ser relevante se você estiver com o buff do Barão Nashou ou Dragão Infernal.
A passiva desse item também vai te ajudar muito pois funciona basicamente dando Ataque Básico nos inimigos.
Isso também te ajuda a ativar sua passiva mais rapidamente.
ESPADA DO REI DESTRUÍDO
Combinado com Lâmina da Fúria de Guinsoo, Encantamento: Navalha Sangrenta e sua passiva você vai dar todos os tipos de dano aos campeões inimigos.
Assim que você tiver esses 3 itens você vai conseguir matar até mesmo tanques facilmente, sem contar que vai conseguir grudar em qualquer um sem muita dificuldade.
ITENS SITUACIONAIS
ANJO GUARDIÃO
Um dos melhores itens defensivos para qualquer campeão que se baseia em Dano de Ataque.
Tudo que tem nele pode te ajudar, raramente você vai encontrar uma partida sem inimigos que dão Dano Físico.
A passiva que te revive também é muito útil, com ela você pode fazer jogadas mais agressivas sem medo de morrer.
FÚRIA DE STERAK
Esse é um bom item para o meio-final da partida já que te dá uma boa quantia de Vida e também um escudo que te impede de ser explodido.
Assim que o escudo é ativado você também ganha 30% de Tenacidade, o que dificulta os inimigos de te pararem.
No geral é um item muito bom.
Mas lembre-se que se comprar este item você não deve comprar Mandíbula de Malmortius, sendo que apesar de darem benefícios diferentes têm a mesma passiva.
MALHO CONGELADO
Muita Vida e um pouco de Dano de Ataque fazem esse item funcionar bem com o Master Yi já que você naturalmente já tem muito Dano.
A lentidão causada a cada golpe pode parecer redundância por causa da Espada do Rei Destruído e Highlander, mas apesar disso alguns campeões ainda podem te kitar o suficiente para te matar.
Esse item vai tornar praticamente impossível fugir de você, e como Master Yi é um campeão que dá muito dano você vai ganhar a maioria das lutas.
COURAÇA DO DEFUNTO
Após obter todos os itens principais você não vai precisar de muito mais poder ofensivo.
A Couraça do Defunto é uma ótima armadura para o Master Yi já que isso aumenta sua Velocidade de Movimento e te dá a habilidade de deixar o alvo lento ao atingi-lo com um ataque.
CIMITARRA MERCURIAL
Um item realmente situacional, você deve comprá-lo dependendo dos campeões inimigos por precisar do efeito da Bandana de Mercúrio, Cimitarra Mercurial é simplesmente a evolução desse item para o final da partida.
Você normalmente vai deixar esse item por último se precisar dele, porém pode comprar a Bandana de Mercúrio antes se você precisar.
Campeões como Morgana, Ahri e Malzahar são exemplos de quando a Bandana de Mercúrio vai ser necessária.
PRESSÁGIO DE RANDUIN
As vezes você simplesmente precisa ser um pouco Tanque para matar seus inimigos.
Campeões como Xayah, Yasuo e Jinx dão muito Dano Crítico e ter a capacidade de diminuir a Velocidade de Ataque, o Dano Crítico e até a Velocidade de Movimento deles é um contra-ataque perfeito.
Mas de qualquer forma não é realmente necessário contra eles porque você pode matá-los primeiro facilmente.
MANDÍBULA DE MALMORTIUS
Esse é o item anti Dano Mágico que você pode comprar se não precisar dos efeitos da Bandana de Mercúrio.
Campeões como Azir, Vladimir, Brand, Zyra, Akali, LeBlanc e Rumble são exemplos de inimigos que vão te fazer precisar de Resistência Mágica sem precisar do efeito da Bandana de Mercúrio.
Mas lembre-se que você não deve comprar Fúria de Sterak se tiver este item.
COLHEDOR DE ESSÊNCIA
Apesar de ser um item muito forte acredito que não seja a melhor opção.
Tem muito Dano de Ataque e uma boa Redução de Tempo de Recarga, esses são os principais motivos desse item se dar bem com o Master Yi.
Isso também vai restaurar muito sua mana nas lutas e aumentar muito sua Velocidade de Ataque ao usar Highlander.
ROTAS NA SELVA
Comece matando o Rubrivira (vermelho), em seguida mate o Aronguejo do lado oposto e depois o Azuporã (azul).
Este é a rota mais segura na Selva, te permite matarr um Aronguejo bem cedo, o que é muito importante.
Você deve começar com o Rubrivira pois isso te ajudará a matar o Aronguejo e também a lutar contra algum campeão inimigo caso o encontre na Selva.
Suas runas deverão te ajudar muito caso encontre algum campeão inimigo na Selva durante o começo da partida.
Eu recomendo guardar seu Golpear para o Azuporã, porém use-o no Aronguejo se campeões inimigos estiverem por perto.
Outra boa ideia é colocar uma sentinela no rio do lado onde você começou (onde você não matou o Aronguejo), assim você pode ver se o inimigo matou o Aronguejo lá, caso não tenham matado, vá e mate.
Após matar o Azuporã e ter tanto o buff vermelho quanto o azul, continue um pouco na Selva até conseguir o nível 3, e após conseguir veja se consegue gankar em algum lugar, caso não seja possível apenas continue farmando na Selva.
Você também pode matar o Dragão no nível 2 caso seja o Dragão da Montanha.
Para isso, compre 3 Poções de Vida ao invés da Poção com Refil e comece com a habilidade Estilo Wuju.
Mate o Rubrivira e em seguida aprenda a habilidade Ataque Alfa, enquanto o Dragão não aparece mate o Aronguejo que fica onde ele aparece.
Quando o Dragão aparecer você deve atacá-lo com o Estilo Wuju ativado, ative-o sempre que possível durante a luta, e use Ataque Alfa apenas para desviar dos ataques do Dragão, sempre que o Dragão atacar, use a habilidade.
No fim, você terá matado a Dragão porém estará atrasado na Selva pois terá que ir para a base recuperar a vida.
JOGABILIDADE
Se você não está gankando, deve estar farmando.
Faça um gank sempre que possível, você quer ficar o mais forte possível, mas se lembre que não são apenas abates que te deixam forte, sempre que não for possível gankar, limpe a Selva.
Lembre-se sempre de matar os Aronguejos quando eles aparecerem pois além da visão de mapa eles também dão bastante ouro e experiência.
Você pode lutar contra campeões inimigos pelo Aronguejo (se estiverem sozinhos) no começo da partida, mas tome cuidado com campeões que brigam têm vantagens no começo da partida, como Graves e Xin Zhao.
Como qualquer campeão da Selva você deve gankar constantemente, mas tome cuidado, não force ganks contando com a sorte, tenha certeza que vai ter sucesso antes de gankar.
Sinta-se livre para matar alguns minions após um gank bem sucedido, isso vai te ajudar a ficar mais forte e ajudar seu time a avançar a rota.
Quando gankar tente chegar no alvo sem utilizar Ataque Alfa.
Assim, se o inimigo usar Flash ou alguma esquiva você pode acompanhá-lo com a habilidade.
Também não esqueça de usar o Ataque Alfa para desviar das habilidades inimigas durante um gank.
Por exemplo, Darius não tem muita mobilidade, você pode facilmente chegar até ele sem usar o Ataque Alfa, então guarde isso para desviar do Dizimar (Q do Darius) ou acompanhá-lo caso ele use o Flash.
Sempre que conseguir um gank com sucesso veja se pode aproveitar isso para levar algum objetivo.
Por exemplo, se você conseguir um Double Kill na rota inferior, chame seu time para fazer o Dragão (exceto o que estiver na rota superior), assim se o inimigo tentar te atrapalhar você vai ter uma vantagem numérica na batalha.
Porém se não for possível (ou se for arriscado) fazer o Dragão no momento, não force, deixe para depois mas mantenha uma sentinela lá.
Se você tiver que escolher entre matar o Dragão ou derrubar a primeira torre da partida, escolha derrubar a torre, isso vai dar uma quantidade significativa de ouro para todo seu time.
Na verdade sempre priorize derrubar as torres, afinal ter mais controle do mapa vai facilitar matar o Dragão futuramente.
Sinta-se livre para ficar em uma rota enquanto o campeão do seu time foi para a base, assim você impede o inimigo de empurrar a rota e também farma alguns minions.
Limpar uma onda de minions te dá uma boa quantidade de experiência e ouro, além de te causar bem menos dano do que limpar a Selva.
Se você ver o campeão inimigo da Selva gankando alguma rota do outro lado do mapa e você não puder fazer nada, tente aproveitar para matar alguns monstros na Selva dele já que ele vai estar ocupado demais para te impedir.
Sempre que você matar um monstro da Selva do inimigo, deixe um monstro pequeno vivo para atrapalhar ele.
Se você estiver muito à frente do campeão inimigo da Selva você pode começar a invadir a Selva dele mesmo sem visão se seu time estiver próximo para ajudar você caso encontre problemas.
Caso tenha vantagem em nível você pode facilmente usar o Golpear para finalizar monstros com que ele esteja lutando, e ele provavelmente apenas irá recuar por não ter chance de lutar contra você.
Apenas tome cuidado se não tiver ninguém do seu time por perto para te ajudar caso aconteça algum imprevisto.
Aos 20 minutos da partida você já deve poder deixar a Selva um pouco de lado, foquem em ajudar nas lutas e empurrar as rotas.
Porém fique de olho no covil do Barão Nashor, principalmente se estiver empurrando a rota inferior.
CRÉDITOS
Bom, é isso.
Esse guia é uma adaptação minha do guia de Vapora's Dark e Vicious Skittle.
Eu traduzi o guia e formatei do meu jeito.
Tentei deixar o mais agradável possível para o formato do fórum.
Também acrescentei uma coisinha ou outra.
Espero que tenham gostado e aprendido algo!