Cara sou arquiteto, programo desde os 13 anos, são 17 anos na área, atualmente minha linguagem main é Java, mas tb conheço PHP, ASP.NET, além das linguagens frontends JS, CSS 3, HTML 5. Porém não tenho saco pra programar scripts pra LOL não, aqui só quero me divertir.
Mas pelo que vi da API e dos scripts, conclui que praticamente o que muda de um pro outro são mais atributos, eventos e ações disparadas a partir de eventos. Não vejo nada de muito diferente de um script para outro, creio que seria mais interessante do que fazer scripts desenvolver um frameworks baseado em anotações que interprete as ações e eventos comuns e permita o usuário configurar atributos e disparar ações a partir de eventos.
Feito isso não é necessário mais desenvolver nenhum script de champion, os usuários configurariam da forma que quiserem e poderiam importar/exportar seu modo de jogo, assim os novatos poderiam importar as configs dos veteranos e esses, poderiam receber doações por isso, com isso o volume de champions cobertos e atualizados (sem bugs) seria infinitamente maior. Provavelmente seria uma cobertura total.